- Área: 30 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Yoshihiro Koitani
Descrição enviada pela equipe de projeto. Imerso em um contexto urbano muito dinâmico na Cidade do México, o projeto transforma uma cobertura abandonada em um agradável e introvertido jardim. Apesar do programa original prever um deck de madeira sob a cobertura, nós acreditamos que uma simples plataforma não traria vida ao local. Por isto, um espaço completamente novo se define para criar um entorno agradável.
Uma varanda deve ser um cômodo exterior concebido como extensão dos espaços interiores e não como um elemento independente. Para nós, uma varanda verde deve ser mais que uma área coberta habitada. Para isso, temos trabalhado com os elementos mínimos que definem a essência de nossa ideia de um cômodo exterior. Temos utilizado vegetação para direcionar as vistas e criar novas referências dentro deste espaço contido, gerando áreas sombreadas e redefinindo os limites do espaço através de cortinas verdes permeáveis.
Para criar uma estrutura leve e eficiente, optou-se por utilizar múltiplas colunas e vigas prefabricadas no lugar de elementos mais pesados. Deste modo, a estrutura cria uma seqüência de marcos entre os quais são tecidas faixas de fibras naturais.
Apesar de ser composto por várias partes, os limites ambíguos dos elementos entrelaçados (vegetação, madeira e tecidos) criam uma entidade autônoma que é percebida como um conjunto que define suas próprias fronteiras.